Em julho de 2021 terá lugar a Conferência Geral, nas Filipinas. A Comissão Preparatória relê os objectivos à luz de Fratelli Tutti e da pandemia de Covid-19.
A Conferência Geral SCJ, prevista para julho de 2021, nas Filipinas, foi uma vez mais adiada devido às contínuas complicações e incertezas causadas pela pandemia do COVID-19. No entanto, o trabalho da Comissão Preparatória da Conferência Geral continua… Através de videoconferência, a Comissão realizou um conjunto de reuniões com o Conselho Geral tendo em vista dar orientação e vida ao tema do carisma e do compromisso social dehoniano, pedido e reafirmado nos dois últimos Capítulos Gerais.
Embora ainda não se saiba quando, onde, ou mesmo como se realizará a Conferência Geral, é importante iniciar já o processo de definição do tema e de elaboração do Instrumentum Laboris para ser discutido em todas as Entidades e que sirva de ajuda para a Congregação.
Os membros da Comissão Preparatória são: P. Wahyu Tri Haryadi (INA), P. Michel Simo Temgo (CMR), P. John Karl Cabaluna (PHI), P. Grzegorz Piątek (POL), e P. João Paulo Tabarelli (PAR). Na reunião partilharam algumas reflexões e ideias.
O P. John Karl recordou que a ideia é desenvolver o tema da consciência social na nossa missão, particularmente entre gerações mais jovens. Um dos temas sublinhado na anterior reunião de preparação foi o do desenvolvimento de um maior sentido da natureza social do carisma dehoniano durante o período da formação. Isto inclui não só a formação inicial das novas gerações, mas também a formação permanente de todos os membros da Congregação.
O P. Grzegorz salientou que a situação mundial actual é muito diferente da época em que foi feita a anterior reunião de preparação. Isto leva a colocar diversas perguntas e a procurar compreender os efeitos da pandemia. O tema da identidade é fundamental, e a Conferência Geral pode ser uma oportunidade para reflectir sobre como deve ser hoje o nosso compromisso social, aprendendo com o passado, e, sobretudo, olhando para o futuro.
O P. Michel sugeriu que se analisasse a forma como, no passado, a reflexão sobre as questões sociais levou a mudanças na vida da nossa Congregação. Recomendou a utilização do modelo sinodal na preparação da Conferência de modo que cada Entidade possa reflectir sobre o significado do empenhamento social no contexto actual do nosso carisma.
O P. João Paulo fez referência à encíclica Fratelli Tutti e à imagem do bom samaritano, que, ao passar, viu, teve compaixão, e cuidou do necessitado. Ver e conhecer a realidade pode levar ao desenvolvimento de uma prática pastoral eficaz que demonstre sensibilidade social. A colaboração com os leigos e particularmente com os jovens é muito importante, especialmente na nossa missão de ajudar a formar consciências, superar a indiferença e desenvolver a paixão pela transformação da sociedade.
O P. Wahyu retomou a encíclica Fratelli Tutti do Papa Francisco. A actual pandemia desafia a Conferência Geral a desenvolver um tema e um processo que conduza a uma maior solidariedade com o mundo sofredor, que é parte integrante do carisma dehoniano.
Graças à dimensão internacional da Congregação, podem existir abordagens diferentes para o desenvolvimento do compromisso social, tanto a nível local como global. O Padre Dehon deu-nos o exemplo ao utilizar a educação como meio para responder aos problemas sociais do seu tempo. Em vez de permanecer em modelos teóricos, ele pôs os seus ideais e valores ao serviço de uma concreta animação e prática pastoral.
O Superior Geral, P. Carlos Luis Suárez observou que o objectivo mais importante da Conferência Geral é aprofundar a nossa forma de estar na Igreja e no mundo como dehonianos, reforçando os laços entre a nossa espiritualidade e o compromisso social.
A Comissão programou mais três reuniões antes do final do ano para dar continuidade à preparação da Conferência Geral.