Padre Vincenzo Pinto nasceu no dia 4 de fevereiro de 1941 e tinha 79 anos. Fez os primeiros votos no dia 29 de setembro de 1958 e foi ordenado sacerdote no dia 31 de dezembro de 1966.
Atualmente residia em Andria (Itália). Ele pertencia à Província ITM.
Em tuas mãos eu entrego meu espírito. (Sl 31,6)
Vincenzo Pinto nasceu em Andria, em 4 de fevereiro de 1941. Após a quarta série em Andria, frequentou a quinta série em Foligno, no Instituto Missionário e depois se mudou para nosso Colégio Missionário “Casa Santa Maria” – Pagliare – para a Escola Média e o Ginásio. No Instituto Missionário de Monza, ela completou seus estudos secundários. Estudou teologia em Foligno, frequentando a escola do Seminário Regional de Assis.
Além da habilitação para o magistério, ele se formou em Literatura e também obteve a licença em Jornalismo e Apresentador de TV.
Após sua ordenação sacerdotal (31.12.1966), ele se dedicou a várias atividades: educador na Escola Apostólica de Andria, diretor e professor de Literatura na Escola Média “L. Dehon” em Pagliare. Ele ensinou com paixão Latim, História da Arte e Religião no Liceo Parificato di Foligno.
Ele ocupou cargos de responsabilidade como Superior em várias comunidades; foi pároco em nossa Paróquia “Madonna del Faro” em Nápoles.
Sua licença em Jornalismo lhe permitiu ser responsável por nossa Tele Dehon em Andria, a qual ele dirigiu com empenho e entusiasmo.
Ele era muito devoto do Santíssimo Salvador, honrado em particular em Andria não somente por causa do Santuário, mas também pelo “Santo Espinho” que é conservada em Andria. Ele montou a primeira “Exposição do Santo Espinho” na Itália em preparação para a Festa do Santo Espinho. Ele publicou um livro-pesquisa intitulado “Iconografia do Santíssimo Salvador”.
Atualmente exercia seu ministério no Santuário do Santíssimo Salvador. De repente, na segunda-feira 23 de novembro, ele foi internado no Hospital de Bisceglie com sintomas de corona vírus. Na tarde de hoje, 25 de novembro, recebemos a notícia de sua morte.
Conhecedor do espírito humano e de suas mais belas expressões, P. Enzo (Vincenzo Pinto) desempenhou seu ministério sacerdotal proclamando fielmente o Evangelho do amor de Cristo, Salvador de todos os homens.