Neste tempo de pandemia, os dehonianos da Itália se propõem a viver o Advento apoiando as missões dehonianas no mundo, especialmente na África.
Como vem acontecendo há vários anos, também este ano para o Advento a SAM (Secretaria de Animação Missionária ITS) propõe às comunidades, paróquias, grupos missionários, mas também simplesmente a indivíduos, pequenos projetos de ajuda e apoio às nossas missões, que podem servir para a animação e conscientização missionária nas realidades em que vivemos.
Este ano pensamos durante muito tempo se valia a pena, neste momento de emergência que afeta a todos um pouco, propor formas de ajuda e solidariedade longe das realidades em que vivemos.
Basta abrir nossos olhos e encontramos os pobres ao nosso lado, em nossas ruas e em nossas cidades, necessitando de acolhida e ajuda, não havendo necessidade de ir “longe” para encontrá-los e ouvir seu grito.
Não foi fácil nem previsível escolher continuar nosso serviço de “animação missionária” da maneira usual, mas este é o mandato a nós confiado como SAM por nossa Província.
A atividade do SAM se concentra precisamente em manter viva a sensibilidade missionária e oferecê-la como um serviço aos nossos confrades, não perdendo de vista a realidade que nos cerca, mas também consciente de que o mundo não termina com nossos horizontes, mas vai sempre além.
Advento e Quaresma como tempos de maior atenção caritativa, Páscoa para a venda de ovos de chocolate para levantar fundos para projetos, cursos de treinamento ao longo do ano, tudo isso culmina no período de verão, onde as propostas missionárias da SAM são mais desenvolvidas e mais concretas.
A maior atenção é dada aos jovens com iniciativas e experiências em nossas missões, preparados com cuidado, para uma educação em hospitalidade, integração ao mundo que pode se tornar um estilo de vida na vida cotidiana de cada um.
As atividades de verão são preparadas e vividas em conjunto com outras entidades européias dehonianas e são desenvolvidas e implementadas com o projeto “Minha Missão”. Construamos juntos pontes que permitam a troca de riquezas em partilha!