42 religiosos e religiosas da geração X da América do Norte, América do Sul, África e Europa encontraram-se via Zoom para aprofundar a encíclica Fratelli tutti.
Em 29 de novembro, 42 religiosos e religiosas da geração X (termo usado para pessoas nascidas entre 1970 e 1983) se encontraram via Zoom para um workshop com o tema: “Cultura do Encontro”, em comunhão com o tema da recente encíclica do Papa Francisco, “Fratelli tutti”. Os participantes eram da Europa, da África e das Américas do Norte e do Sul.
No encontro houve tempo para reflexão pessoal, oração e partilhas em pequenos grupos e foi conduzido por Ir. Alejandra Larocca, APSM, Ir. Natalia Rojo, MC, Ir. Petty Escalante A.M, P. Sergio Macedo, OSM e Ir. Diego Diaz, SCJ.
Esse workshop foi uma forma de revitalizar a rede de contatos e amizades que foram estabelecidas durante várias etapas da formação. Muitos homens e mulheres nos dias de hoje participam de experiências de formação intercongregacional, ampliando seus encontros com outros que procuram dedicar-se a uma vida de serviço em nome de Jesus.
As questões discutidas por esse grupo interessam a todas as pessoas. São elas:
- O que eu sinto que está mudando durante este tempo de pandemia?
- O que ganhou um novo significado?
- O que descobri durante a pandemia?
- Quais situações ou lugares me permitem mais facilmente partilhar o Reino?
O grupo refletiu sobre a importância de criar espaços para o silêncio, para a oração, para encontrar a si mesmo e para encontrar Deus. Este é o ponto de partida que permite que nosso coração se torne um lugar de hospitalidade, de ter um coração aberto às necessidades daqueles que sofrem. É a partir de uma cultura do encontro que nosso relacionamento com Deus se torna um espaço de infinita gratidão.
A vida religiosa – vida como irmã, irmão ou padre em comunidade – continua a chamar muitos jovens. Nós, como membros da geração X, queremos partilhar com eles o encontro profundo com Jesus Ressuscitado.