Padre Aloísio Back nasceu no dia 31 de outubro de 1952 e tinha 68 anos. Fez os primeiros votos no dia 2 de fevereiro de 1973 e foi ordenado sacerdote no dia 31 de dezembro de 1982.
Atualmente residia em Formiga (Brasil). Ele pertencia à Província BSP.
Venite ad me, omnes qui laboratis, et onerati estis: et ego reficiam vos. (Mt 11,28)
Comunicação do Secretário Provincial BSP:
Caros Confrades! Comunicamos o falecimento do P. Aloísio Back, em decorrência de complicações de Covid. Ele estava internado desde a metade de dezembro de 2020. Inicialmente, na Santa Casa de Formiga/MG, depois transferido para Campo Belo/MG. Nos últimos dias tinha demonstrado boa recuperação, mas na noite do dia 6 de janeiro sofreu uma parada respiratória e não resistiu.
Devido às restrições da pandemia e por causa das determinações das autoridades públicas para sepultamentos daqueles que falecem em decorrência de Covid, o Superior Provincial decidiu que o corpo fosse trasladado de Formiga/MG para o Convento SCJ, em Taubaté/SP e sepultado imediatamente à sua chegada. Após o sepultamento, celebraram-se as exéquias, com os participantes da celebração usando máscara e mantendo distanciamento na capela.
Aos familiares do P. Aloísio Back expressamos nossa solidariedade. Ao P. Fábio Lopes, agradecemos o esmero no cuidado no tempo da enfermidade do confrade.
Recordamos o dever dos religiosos de oferecerem duas missas na intenção do falecido. Que as almas dos fiéis defuntos, pela misericórdia de Deus, descansem em paz!
In Corde Iesu, P. Ângelo José Adão, scj.
Breve itinerário de vida do P. Aloísio Back:
P. Aloísio Back nasceu aos 31/10/1952, em São Martinho/SC, filho de Filomena Buss Back e Boaventura Back.
Passou pelos seminários de Corupá/SC e Rio Negrinho/SC e fez o noviciado em Jaraguá do Sul/SC, onde professou os primeiros votos em 02/02/1973. Cursou filosofia em Brusque/SC e teologia em Taubaté/SP. Foi ordenado padre no dia 31/12/1982, na sua cidade natal.
Durante o ano de 1983 foi formador e professor na Escola Apostólica Dehonista, Lavras/MG onde, entre 1984 e1986, foi diretor.
Em 1987 transferiu-se ao Instituto Dehonista de Curitiba/PR, onde também exerceu as tarefas de professor e formador.
Com alma de missionário transferiu-se ao Mato Grosso, tornando-se vigário paroquial em Nova Bandeirantes/MT, ao longo de 1988 e 1989, sendo que em 1990 assumiu o mesmo ministério em Apiacás/MT.
Em dezembro de 1991 partiu para as missões nas Filipinas onde permaneceu até 2018, quando retornou ao Brasil.
Foi cooperador paroquial no Santuário São Judas Tadeu, São Paulo/SP ao longo de 2018. Nos anos seguintes, até seu falecimento, coube-lhe o ministério de vigário paroquial na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Formiga/MG.
Mensagem do Superior Geral da Congregação:
Querido P. Ronilton! Acabo de saber del fallecimiento del P. Aloisio. Mis condolencias y mi oración por él para la Provincia, su comunidad en Formiga, su familia y también a los SCJ en Filipinas donde vivió con tanta entrega su vocación misionera. Todo este período de enfermedad ha sellado una vida de entrega y de oblación al Reino del Corazón de Jesús. Recuerdo bien el encuentro que tuve con él durante la visita a la BSP. Que Dios lo tenga en su Gloria y en su Paz.
Fraternalmente, Carlos Luis SCJ.
Mensagem do Superior Provincial da BSP:
Neste momento de dor e sofrimento elevo a Deus uma súplica pelo descanso eterno do nosso confrade e o consolo de seus familiares. Confiemos a Deus a vida e a bela vocação do padre Aloísio. Por muitos anos doou sua vida na formação e na missão, sobretudo nas Filipinas.
A Província agradece pela vida e missão fecunda de padre Aloísio. O Senhor, o Bom Pastor, o acolha e o conduza às águas tranquilas e refrescantes de seu Reino.
A nós, continuemos em prece e cheios de esperança que tudo isso vai passar…
Agradeço o cuidado do padre Fábio, os leigos da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes. E aos confrades do Convento SCJ (Taubaté/SP) meu obrigado.