Em conexão a partir de Roma com o Padre Ramón Domínguez, postulador geral.
No dia 11 de março lembraremos o 20º aniversário da beatificação do Padre João Maria da Cruz. Que iniciativas estão em andamento em Roma, na Espanha, pátria do Beato, e na Congregação?
No dia 11 de março celebraremos o 20º aniversário da beatificação de nosso beato e protomártir. É um dia para recordar e agradecer a Deus pela vida e martírio do nosso bem-aventurado. É também um dia para rezar e pedir por sua intercessão.
Nada de extraordinário está planejado. Mas a Postulação quer recordar este aniversário e, portanto, nos convida a rezar, pedindo por um milagre de nosso Beato, a fim de que a Canonização possa seguir adiante. É preciso apenas um milagre para se tornar um santo. Esperamos que seja em breve. Mas temos que rezar.
Na Espanha estamos preparando vários materiais e recursos que serão publicados em nosso Site Espanhol: uma biografia, uma compilação de seus escritos, um vídeo relembrando este evento.
E ao longo do ano, queremos traduzir tudo isso em diferentes idiomas, para que esteja disponível para toda a nossa Congregação.
14 de março: proposta a ser feita (qual aspecto será destacado).
A Postulação realizará uma Vigília de Oração, onde o foco será a Fraternidade, vivendo em comunidade, SINT UNUM, com diversos textos da Palavra de Deus, do Padre Dehon, do Padre Bourgeois e do Papa Francisco. Será um momento muito dehoniano, para toda a Congregação refletir sobre nosso carisma e nossa experiência de fraternidade em comunidade.
Trabalhos a serem realizados a partir da Postulação Geral.
No ano passado, trabalhamos com o Positio super Martyrio do Padre Capelli e o Positio do Padre Prévot. Ambos foram entregues à Congregação para as Causas dos Santos, para seu estudo.
Durante este ano, estamos realizando diversas tarefas:
- A criação de vários materiais em nosso próprio calendário, que são enviados periodicamente para a Congregação.
- Trabalharemos com a Positio do Padre Bernardo Longo e seu martírio no Congo.
- O Museu do Padre Dehon deve ser organizado e cuidado.
- Fazer conhecer os confrades que estão em processo de Beatificação e Canonização, em nossa Congregação. E convidá-los a serem nossos modelos de vida, que fizeram de sua própria vida uma oferta a Deus e aos confrades, e também a serem nossos intercessores, orando com eles.
Há muitas coisas por fazer. Mas são coisas maravilhosas, com as quais estou me ocupando.
Em dezembro passado, a Congregação para as Causas dos Santos deu seu voto positivo ao Positio super Martyrio do Padre Martino Capelli. O Congresso dos Historiadores confirmou a existência histórica do martírio. Em um próximo passo, o Congresso de Teólogos terá que se pronunciar sobre o martírio do Padre Martino Capelli. Esperamos que este Congresso seja realizado ainda este ano.