Aos 12 dias do mês de junho de 2021, na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Fortaleza/CE, foi ordenado diácono o nosso confrade Rodrigo Victor de Sousa Pereira, pela oração da Igreja e imposição das mãos de Dom André Vital, scj, Bispo diocesano de Limoeiro do Norte/CE.
O Diácono Rodrigo deu início a sua caminhada cristã na Paróquia de São Pio X, em Camaragibe/PE e ingressou no seminário no dia 20 de janeiro de 2012, em Paulista/PE. Cursou filosofia na UNICAP (2013-2015) e em 2016 foi admitido ao noviciado, professando seus primeiros votos no dia 15 de janeiro de 2017. Cursou teologia na Faculdade Dehoniana, em Taubaté-SP (2017-2020) e tendo concluído o seu período de formação inicial, professou os seus votos perpétuos no dia 10 de fevereiro de 2021, em Recife/PE, sendo nomeado para Fortaleza/CE com objetivo de iniciar o seu ministério como Diácono na Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
O tema escolhido pelo Diácono Rodrigo para receber o primeiro grau do sacramento da ordem expressa a beleza do serviço por ele assumido: “Em Tudo Amar e Servir”. Fundamentado no tema, Dom André Vital teceu um esplêndido comentário acerca do ministério diaconal e fez um grande apelo ao proferir as seguintes palavras:
“O diaconado não pode ser vivido apenas em preparação para a ordenação presbiteral, mesmo que esteja intimamente ligado, mais o diaconado deve ser o fundamento de todo o ministério ordenado na Igreja.”
E acrescentou:
“Gostaria que essas palavras chegassem ao coração do Fr. Rodrigo. Não caia na ilusão de que o serviço é seu. Não caia na vaidade de pensar que é você que irá fazer alguma coisa em benefício de alguém, ou de uma comunidade, ou para o bem da sociedade. Isto não é o serviço que o Senhor lhe confia. O serviço que o Senhor lhe confia, pela graça do sacramento da ordem, é fazer de você testemunha, de alguém que é serviço com Ele, ou seja, anunciador do Evangelho.”
A Província Brasil Recife e toda Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus se alegram junto com o Diácono Rodrigo e seus familiares por essa tão grande graça recebida e pede a todo o povo de Deus que reze por todas as vocações religiosas e sacerdotais a seguinte oração:
Jesus,
mestre divino que chamastes os apóstolos para vos seguirem,
continuai a passar pelos nossos caminhos,
pelas nossas famílias,
pelas nossas escolas.
E continuai a repetir o convite a muitos de nossos jovens.
Dai coragem às pessoas convidadas,
dai forças para que vos sejam fiéis como apóstolos leigos,
como sacerdotes,