A visita canônica do Superior Geral e do Conselheiro Pe. Artur aos Dehonianos do Sul da Itália (ITM) ocorreu em atmosfera pascal, de 3 a 26 de maio de 2021.
A visita começou com uma reunião do Superior Geral, Pe. Carlos Luis Suárez Codorniú e Pe. Artur Sanecki com a comunidade dehoniana da Paróquia da Ascensão (Quarticciolo), e continuou sua “peregrinatio” no Centro e Sul da Itália, terminando onde havia iniciado com um encontro com o Conselho Provincial da ITM.
Viajar pelo sul da Itália é certamente atraente… Nápoles e sua costa amalfitana, o Mar Tirreno, o Stromboli e seus pores-do-sol, Puglia com suas memórias fredericianas, até tocar a antiga Via Salaria, até saborear a atmosfera não só da Úmbria verde, mas a aura franciscana que ainda envolve o Foligno…
Se quisermos um belo itinerário. Porém, o Pe. Carlos Luis e o Pe. Artur estavam desejosos de conhecer os confrades e por causa deles aceitaram o convite e se encontraram com eles, dando-lhes atenção, escuta, respostas e propostas nas reuniões individuais e comunitárias.
No final da visita, o Padre Geral trouxe de volta a serenidade, a jovialidade e o convívio que eu havia notado nos rostos dos confrades no início da visita e que ainda estavam presentes no final. Um pouco de cansaço não poderia ser excluído.
Nós, que tivemos a alegria de recebê-los no início e no final da visita, permitimo-nos, em nome de todos nós, agradecer-lhes a atenção e o carinho pela nossa Província Religiosa. Agora é hora de recomeçar com mais força e entusiasmo sempre com a ajuda do Senhor.
A pandemia em andamento, falar com uma máscara, e em algumas comunidades a Covid-19, ou as precauções presentes poderiam ter criado ansiedade, mas tudo isso não criou neles nenhuma inquietação.
“Obrigado!”