Centro de Espiritualidade “Escola Apostólica do Sagrado Coração”
Albino (Itália)
Aceno histórico
A “Escola Apostólica do Sagrado Coração” foi fundada por Padre Dehon em 1907 em Albino, na província de Bergamo (Itália), como o primeiro seminário menor na Itália. Até a década de 90 acolheu meninos de 11 a 15 anos de idade, orientados para a vocação sacerdotal e religiosa dehoniana.
Quando esse propósito veio a cessar por falta de vocações, a casa foi reestruturada para ser um “Centro de Espiritualidade”. Tal atividade aumentou gradualmente até atingir cerca de 12.000 presenças por ano.
Confrades que administram a acolhida
Uma designada equipe de cinco religiosos da comunidade administra a acolhida. Realiza reuniões específicas relacionadas ao setor, informa regularmente a comunidade e informa o conselho de família sobre aspectos que requerem uma avaliação e decisão conjunta. Isto fomenta a corresponsabilidade e a coesão na vivência da missão confiada à comunidade.
Tipos de atividade
Estamos a serviço das pessoas (grupos e indivíduos) em busca de formação espiritual, oração, reflexão, discussão e acompanhamento.
Como centro cristão, acolhemos as realidades eclesiais e, ao mesmo tempo, também aqueles que vivem caminhos diferentes e procuram um contexto adequado para a escuta, meditação e silêncio.
A atenção à pessoa, em sua jornada de crescimento humano e espiritual, acreditamos ser um serviço em harmonia com nossa espiritualidade missionária e reparadora.
Os Padres estão disponíveis para acompanhar grupos, indivíduos e casais em uma jornada de fé e jovens em busca de uma escolha pela vida consagrada.
Hospeda cursos de exercícios espirituais e retiros, dias de espiritualidade e formação, experiências de silêncio e oração, organizados pela comunidade ou em modo independente.
Característica dehoniana
O centro é definido pela espiritualidade do Coração de Jesus, que se baseia na contemplação do lado transpassado de Cristo, do qual bebe amor e dedicação para cada pessoa, especialmente se doente, pecadora, necessitada ou oprimida.
Ali se orienta a leitura do Evangelho a partir da perspectiva do Amor que recupera e salva, dando destaque à dimensão da misericórdia e da compaixão. Desse modo, faz-nos aderir à vontade de Jesus de não perder nada do que o Pai lhe deu (cf. Jo 6,39).
Desafios e perspectivas
A pandemia de Covid-19 comprometeu o bom funcionamento do Centro, que agora está lentamente retomando suas atividades. Espera-se que tudo volte ao normal.
O momento social e eclesial está registrando uma contração da demanda religiosa: os grupos são menos numerosos e numericamente reduzidos.
Estamos abertos a grupos com uma abordagem religiosa ‘aberta’, em séria busca de sentido para a vida, de reflexão e silêncio para a interiorização.
Endereço da página web
Site da Escola Apostólica Albino: