Entre os dias 21 e 24 de fevereiro de 2022 reúnem-se os Superiores Maiores das Entidades que compõem a Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus, em Roma, para a “Assembleia dos Superiores Maiores”.
Entre os dias 21 e 24 de fevereiro de 2022 reúnem-se os Superiores Maiores das Entidades que compõem a Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus, em Roma, para a “Assembleia dos Superiores Maiores”. O propósito desta, de caráter consultivo, é expressar a unidade dos membros da Congregação através da organização das Entidades em sintonia com os trabalhos da Administração Geral. A Assembleia conta com 36 participantes, entre membros da Administração Geral e Superiores.
Logo na abertura, o Superior Geral, P. Carlos Luis Suárez Codorniú, reafirmou o compromisso dos religiosos dehonianos: “renovar nuestra Congregación en fidelidad dinámica a nuestro carisma y en comunión con toda la Iglesia” (Discurso de Abertura da Assembleia, 21 de fevereiro de 2022).
No primeiro dia do Encontro, os Superiores se ocuparam da reflexão sobre a Regra de Vida SCJ. P. Stefan Tertünte, diretor do Centro de Estudos Dehonianos, apresentou a Regra de Vida no contexto da fidelidade carismática. Os Conselheiros Gerais e os Superiores partilharam sobre a vivência, estudo e compreensão da Regra de Vida nas Entidades, baseando-se em um questionário respondido previamente pelas Entidades.
No segundo dia, os membros da Administração Geral reapresentaram a Carta Programática e o desenvolvimento das propostas, tendo em vista as solicitações apresentadas no último Capítulo Geral (2018). Nesse mesmo dia, foi abordado o estudo da Congregação para o Sínodo dos Bispos: “Por uma Igreja sinodal – comunhão, participação e missão”. Também os dehonianos são chamados a darem uma resposta em vista da vivência sinodal nas Igrejas particulares e ao interno da própria Congregação. O Conselheiro Geral, P. Artur Sanecki, e os padres Joseph Famerée (Superior da Província Europa Francófona) e o Gustave Lulendo N’dotony (Superior da Região do Canadá) expuseram o tema e reforçaram que, pela própria índole carismática, os dehonianos são chamados a dar uma resposta sempre mais atual em vista da comunhão na Igreja.
Houve ainda no segundo dia, a oportunidade para que os Superiores partilhassem a sua experiência pessoal, as expectativas e os desafios no exercício da autoridade. Apesar dos variados desafios (idade, tempo de ofício, realidades locais), os Superiores reafirmaram que o serviço da autoridade se desenvolve no espírito de serviço e de oblação revelado num verdadeiro ministério pastoral da autoridade.
Durante a realização do Encontro, também acontecem encontros por grupos continentais com outros colaboradores da Cúria Geral, a saber: Secretário Geral, Procurador Geral, Ecônomo Geral, Postulador Geral. Portanto, essa também é uma oportunidade para os Superiores sanarem dúvidas, partilharem boas experiências e dificuldades administrativas no cumprimento do ofício de superior.