A assembleia provincial contou com uma grande presença de confrades. No final da assembleia, 8 jovens Dehonianos foram ordenados sacerdotes.
Os membros da Província da Indonésia (INA) reuniram-se para a Assembleia na quinta-feira, 28 de Abril de 2022, na Casa de Retiro Giri Nugraha Palembang. Desde a pandemia, há três anos atrás, a província INA não teve encontros com todos os membros. O entusiasmo dos membros é fantástico. Mais de 140 membros de muitas comunidades na Indonésia participaram na assembleia. Os nossos dois missionários, o P. Zeamrudi (Taiwan) e o P. Lilo (Bogotá) também compareceram.
O superior, o padre Zeamrudi (Taiwan) e o padre Lilo (Bogotá) também vieram. Andreas Suparman disse que a assembleia é um momento para fortalecer a fraternidade. Ele apreciou os confrades pelos seus serviços e ministério nos seus próprios lugares. Recordou aos membros que, como dehonianos, temos de estar conscientes do que fazemos, das nossas atitudes, e dos nossos gestos como expressão de amor a Deus e ao povo. Em particular, falou sobre a mensagem do Papa Francisco para proteger a vida e o menor. Nesta ocasião, o Superior enviou três missionários que irão à arquidiocese de Samarinda Kalimantan (Bornéu) e à região das Filipinas.
O P. Sugiarno e o P. Wahyu Tri tiveram a oportunidade de explicar os dados do tesouro da Província INA e o progresso dos resultados dos capítulos. Depois os participantes dialogaram e partilharam as suas preocupações e ideias para o bem da comunidade.
O dom da ordenação sacerdotal
No final da Assembleia, a Indonésia Dehoniana celebrou o dom da ordenação sacerdotal. Os oito novos sacerdotes celebraram a missa com todos os membros.
A Província da Indonésia recebeu 8 novos sacerdotes ordenados pelo Arcebispo Dom Yohanes Harun Yuwono. Os oito foram ordenados na Paróquia de São Pedro, Palembang. Mais de 104 sacerdotes assistiram à ordenação.
Os novos sacerdotes são P. Methodius Darmuat Abdi Buana, P. Agustinus Tri Winarno, P. Yosafat Hengki Sanjaya, P. Finsentius Ari Setiono, P. Jonathan Christian Munthe, P. Albertus Bayu Christanto, P. Fransiskus Suseno e P. Martinus Joko Windiatmoko.
Os ordenados escolheram a inspiração de Colossenses 2:7 como lema “Enraizados, construídos e transbordantes”. Eles acreditam que as suas vidas estão enraizadas e construídas por Deus. A ordenação é uma espécie de momento de transbordamento de agradecimento para o povo de Deus.
O arcebispo Dom Yohanes, em sua homilia, disse que um chamamento para pastorear o povo é um chamamento para o acompanhar à santidade. Eles devem lembrar-se que participam na missão de Jesus.
P. Andreas Suparman, o superior provincial, agradeceu aos ordenados pela sua disponibilidade e empenho em servir a igreja. O P. Andreas enfatizou a necessidade de fazer um ministério sagrado com um coração alegre. No final do seu discurso, mencionou a designação dos novos sacerdotes. O P. Suseno e o P. Agustinus trabalham para a missão em Timika Papua. O P. Jonathan foi designado para ser assistente e formador de sacerdotes. O P. Metodius serve a escola. O P. Joko e o P. Hengki trabalham como assistentes paroquiais. O P. Ari trabalha para órfãos no orfanato St Mary. Por fim, o P. Albert estudará direito canónico em Roma.