Igreja dos Refugiados: Relatório 2022 sobre deslocamentos internos e refugiados
Por ocasião do Dia Mundial do Refugiado, promovido pela ONU em 20 de junho de 2022, Portas Abertas publicou um relatório sobre a perseguição aos cristãos em todo o mundo.
Portas Abertas (Open Doors) é uma organização sem fins lucrativos que tem se comprometido, por mais de 60 anos, a informar sobre a perseguição dos cristãos ao redor do mundo e apoiar projetos de ajuda aos mesmos. Um relatório sobre a situação de perseguição aos cristãos no mundo foi publicado em 15 de junho.
O Relatório 2022
Mais de 360 milhões de cristãos no mundo inteiro sofrem um alto nível de perseguição e discriminação por sua fé.
Há 76 países onde a perseguição aos cristãos é descrita como “alta”. Na maioria desses países, os cristãos são deslocados, forçados a deixar suas casas e terras. Cristãos deslocados perdem contatos, sua rede social, senso de identidade, proteção, aumentando assim a insegurança, angústia psicológica.
A perseguição também é discriminação. Não raro, grupos extremistas violentos usam o terror contra os cristãos, criando neles traumas que às vezes são irremediáveis.
O relatório destaca como mesmo as conversões ao cristianismo geram rupturas com a família a que pertencem, solidão e abandono.
O número de cristãos mortos é de 5.898, um aumento de 4% em relação a 2021; o número de igrejas e edifícios atacados ou fechados é de 5.110 (um aumento de 14%). E o número mais desconcertante é o aumento do número de cristãos sequestrados: 3.829. Um aumento de 124% em comparação com 2021 (onde foram registrados 1.710 casos).
Dehonianos e cristãos perseguidos
A maioria dos cristãos perseguidos vive em áreas onde há uma forte presença de grupos religiosos extremistas violentos, ou em países onde há uma presença majoritariamente muçulmana. Em ordem de perigo, aqui estão os 10 países onde a perseguição é maior: Afeganistão, Coréia do Norte, Somália, Líbia, Iêmen, Eritréia, Nigéria, Paquistão, Irã e Índia.
Os dehonianos não estão presentes nas regiões com maior risco de perseguição, exceto na Índia. Mas estamos todos conectados e em uma só família. Portanto, é importante manter-se informado, apoiar projetos, acolher cristãos deslocados, criar opinião e uma rede de apoio para aqueles que perderam tudo por causa de sua fé.
Para mais informações sobre o relatório, veja: https://www.opendoors.org/en-US/
África do Sul: https://www.opendoors.org.za
Alemanha: https://www.opendoors.de
América Latina: https://puertasabiertasal.org
Austrália: https://www.opendoors.org.au
Áustria: https://www.opendoors.at
Brasil: https://portasabertas.org.br
Canadá: https://www.opendoorscanada.org
Coreia do Sul: https://www.opendoors.or.kr
Dinamarca: https://www.opendoors.dk
Espanha: https://www.puertasabiertas.org
Estados Unidos: https://www.opendoorsusa.org
Filipinas: https://www.opendoors.ph
Finlândia: https://opendoors.fi
França: https://www.portesouvertes.fr
Hong Kong: https://www.opendoors.org.hk
Itália: https://www.porteaperteitalia.org
Noruega: https://www.opendoors.no
Nova Zelândia: https://opendoors.org.nz
Países Baixos: https://www.opendoors.nl
Polônia: https://www.opendoors.pl
Reino Unido: https://www.opendoorsuk.org
Romênia: https://www.porti-deschise.org
Suécia: https://www.open-doors.se
Suíça: https://www.portesouvertes.ch