Padre Edward Kilianski nasceu no dia 2 de novembro de 1954 e tinha 67 anos. Fez os primeiros votos no dia 25 de junho de 1975 e foi ordenado sacerdote no dia 29 de janeiro de 1983.
Atualmente residia em Franklin (Estados Unidos da America). Ele pertencia à Província USA.
Não se perturbe o vosso coração! Credes em Deus, crede também em mim. (Jo 14,1)
“Esta é minha oração por vocês: que confiem profundamente na misericórdia de nosso Pai amoroso, assim como Jesus confiou”.
(P. Ed Kilianski)
Em 26 de junho, P. Ed Kilianski, SCJ, ex-Superior Provincial dos Estados Unidos dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus, faleceu na Califórnia. Ele tinha 67 anos.
Nativo de Buffalo, NY, P. Ed foi eleito para seu primeiro mandato como Superior Provincial em 2015. Emitiu seus primeiros votos em 1975 e foi ordenado em 1983.
P. Ed disse que desde sempre se sentiu chamado ao sacerdócio. Há uma história muito contada por ele sobre quando era criança, quando ele contou aos pais que não só queria ser padre, mas talvez também tivesse jeito para ser papa.
“Quando eu tinha sete anos o Papa João XXIII morreu e no rádio disseram que ele queria ser sacerdote aos 11 anos de idade”, disse P. Ed. “Eu disse à minha mãe e ao meu pai que, ‘Eu tenho apenas sete anos e quero ser um padre, isso significa que um dia eu serei papa?
“Eles riram como todos riem quando eu conto a história, mas de alguma forma eu sabia que um dia eu seria um padre”.
P. Ed foi para o SCJs’ Immaculate Heart of Mary High School Seminary em Lenox, MA, e depois entrou no programa de formação da Província dos Estados Unidos em Chicago. Ele estudou na Northeastern Illinois University e se formou em Psicologia e em Filosofia.
No meio de seus estudos de graduação, ingressou no noviciado em Victorville, CA, professando seus primeiros votos em 1975.
Após concluir seu bacharelado, ele voltou para onde começou – SCJs’ Immaculate Heart of Mary High School Seminary – para ensinar, treinar basquete e futebol, e servir como reitor-assistente dos estudantes. Em 1979 ele começou seus estudos de teologia na Catholic Theological Union in Chicago. Em 1982, obteve seu Mestrado em Divindade.
Em 29 de janeiro de 1983, foi ordenado sacerdote na Paróquia Sacred Hearts of Jesus and Mary (hoje St. Martin of Tours) em Franklin, Wis.
Sua primeira missão como sacerdote foi em Sacred Hearts, mas após seis meses foi-lhe pedido que fizesse a pastoral vocacional.
“Eu dirigi por todos os Estados Unidos, encontrando e entrevistando jovens interessados no sacerdócio ou na vida religiosa”, disse ele. “Fiz isso durante sete anos e meio, tornando-se diretor em 1985”. Embora muitos dos homens que ele conheceu não buscassem uma vocação com os Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus, P. Ed disse que ele sempre sentiu que estava fazendo um serviço importante para a Igreja. “Como SCJ, ajudei outros a discernir sua própria vocação – não importando qual fosse – e os ajudei a encontrar o caminho no qual Deus os conduzia”.
Após os trabalhos pastorais, P. Ed teve uma série de tarefas ministeriais. Em 1996 ele se mudou para o norte da Califórnia, onde serviu como vigário paroquial em St. Philip of Jesus em Occidental e St. Teresa de Avila em Bodega. Foi em Bodega que ele se sentiu chamado pela primeira vez para o ministério hispânico. Ele iniciou as visitas anuais a Oaxaca, México, para estudar espanhol.
Em 2004 ele se mudou para Houston e ministrou na Paróquia St. Elizabeth Ann Seton. Após um período sabático de seis meses de estudo no México, foi nomeado pároco de Nossa Senhora de Guadalupe em Houston, em 2008. Ele serviu como pároco até sua eleição como Superior Provincial em 2015.
P. Ed teve a oportunidade de encontrar o Papa Francisco quando foi delegado no Capítulo Geral em 2015.
“Deixar Nossa Senhora de Guadalupe foi muito difícil”, disse P. Ed. “Adorei meus anos lá”. Mas eu vejo a administração provincial como um ministério de serviço. Agora minha vocação é com nossa Província”.
P. Ed sucedeu ao P. Stephen Huffstetter, SCJ, em uma eleição especial realizada após a eleição do próprio P. Stephen como membro do Conselho Geral em Roma.
Durante seus dois mandatos como Superior Provincial, P. Ed sofreu uma série de complicações de saúde; nos últimos anos, a estenose espinhal o obrigou a usar uma cadeira de rodas. No final de 2021, ele foi diagnosticado com câncer no pâncreas.
No início das diretrizes de COVID “fique em casa”, P. Ed disse que ele estava “um pouco mais preparado do que a maioria, tendo vivido por mais de um ano com o ‘fique em casa’ após cirurgias nos pés e pernas”.
Refletindo sobre a pandemia, ele continuou: “Parece-me que, nesta pandemia global de COVID-19, Deus nos pediu misteriosamente este sacrifício para que, no final, ele nos aproxime Dele”. E em nossa disposição de colocar tudo em ordem, este tempo será gasto parcialmente necessitando da ajuda de outros. Podemos ficar mais fracos para que Cristo possa ficar mais forte.
Acho que, ao tentar compreender o sentido desta experiência, percebo que tudo está ligado ao Fiat e ao Ecce Venio. Esta é minha oração por vocês: que confiem profundamente na misericórdia de nosso Pai amoroso, assim como Jesus confiou”.
Fonte: dehoniansusa.org