Na Universidade ESIC, em Madrid, realizou-se o Summit Jóvenes que congregou jovens da Pastoral Universitária Dehoniana do Porto e da própria ESIC. Esta foi a primeira iniciativa de colaboração a nível de pastoral universitária das duas Províncias Dehonianas da Península Ibérica.
Foi no passado dia 25 de Outubro que um grupo de jovens da nossa Pastoral Universitária Dehoniana partiu do Porto rumo a Madrid para marcar presença na primeira edição do Summit Jóvenes, organizado pela ESIC Business & Marketing School e pelos universitários Dehonianos.
Este encontro procurava reunir jovens para que fossem abordados, entre todos, temas tão importantes como a sustentabilidade, ecologia e a solidariedade.
Tivemos a oportunidade de participar em várias Oficinas com diversos temas desde “Ética Profissional: reinserção social-reinvenção pessoal” a “Bem estar: muda os teus hábitos e a tua produtividade”, passando também por “O poder da comunicação” e “Interioridade: a arte de cuidar”. De Portugal, levamos na bagagem a Oficina das “Bem aventuranças”/ ”Happiness Pray”, preparada pelos Padres Antonino de Sousa, Pedro de Sousa e Humberto Martins. Tivemos o gosto de disfrutar desta Oficina, que se revelou num pequeno momento de reflexão sobre a Felicidade e o que podemos fazer com ela em prol do(s) outro(s).
Para além destas Oficinas, tivemos também a oportunidade de assistir a pequenas conferências com pessoas e entidades sociais, ambas, incrivelmente inspiradoras.
Foi, para todos nós, uma manhã altamente gratificante e de onde trouxemos uma experiência única, que acrescentou valor às nossas vidas.
Para além de tudo isto, ainda foi possível conhecer o Padre Simón – fundador da Universidade – com o qual conversamos sobre como tudo começou e quais os valores que se pretendem transmitir a todos os alunos que por lá passam – mais do que formar bons profissionais, pretendem, sobretudo, formar boas pessoas. Aproveitamos o momento para agradecer a sua amabilidade e simpatia para connosco.
A par deste propósito, pelo qual viajámos até ao país de “nuestros hermanos”, foi também possível conhecermos um pouco da cidade e, ao mesmo tempo, partilharmos momentos, conversas e sorrisos uns com os outros – o que serviu para aumentar a nossa união enquanto grupo.
No domingo, regressamos à Invicta e terminamos a nossa viagem, no Centro Dehoniano, com a Missa dos Sentidos, onde nos sentimos de novo em casa, juntos da nossa comunidade.
Esta aventura terminou mas já contamos os dias para a próxima!