No dia 08 de novembro, nas dependências da APAE, da cidade de Boa Vista do Buricá (RS), realizou-se um retiro de leigos dehonianos e lideranças das Paróquias de Boa Vista do Buricá, Nova Candelária, Tuparendi e Crissiumal. Esse encontro teve como objetivo fortalecer a espiritualidade dehoniana nas comunidades. As reflexões do encontro foram preparadas e conduzidas pelo Padre Hélio Feuser,scj, da Paróquia de Itajaí-SC. A oração inicial foi coordenada pelo Pe. Irineu Brisch da Paróquia de Tuparendi e a Adoração ao Santíssimo, pelo Pe. Jaime Ludwig da Paróquia local.
Pe. Hélio foi muito feliz na sua pregação sobre a origem da Espiritualidade do SCJ, sobre quem é Pe. Dehon. Enfatizou o “Ecce Venio”(Eis que venho), que para nós dehonianos significa estar disponível a aceitar os desígnios de Deus em nossa vida, assim como Maria em seu “Ecce Ancilla”(Eis aqui a serva do Senhor), exemplo de confiança em Deus e compromisso em viver no seu dia a dia o ser cristão.
Com firmeza, o pregador dizia que ter devoção ao SCJ é comprometer-se e não abrir mão das verdades e dos valores. Por pertencermos à Família Dehoniana, Pe. Hélio aproveitou o momento para conversar com os participantes sobre a atuação da Congregação no mundo, os projetos em execução e falou dos países onde a Congregação está presente.
Segundo a avaliação dos participantes, o retiro foi um momento precioso para o cultivo de nossa espiritualidade, um momento para deixar Deus falar ao nosso coração e uma tomada de consciência de que Deus precisa e conta com cada um para a missão a ser realizada em nossa Igreja; a exemplo de Pe. Dehon: “Levar Cristo ao Coração do mundo e trazer o mundo ao Coração de Cristo”.
Momentos de animação, canto e dinâmicas envolveram os 70 participantes, aos quais foi oferecido, na parte da manhã e à tarde, um delicioso lanche patrocinado pela comunidade local. O encontro terminou com a Santa Missa presidida pelo Pe. Hélio e concelebrada pelos padres Jaime Ludwig, da Paróquia de Boa Vista do Buricá, Irineu Oto Brisch, Vigário da Paróquia de Tuparendi, Cenário Hanauer, Pároco da Paróquia de Nova Candelária e Miguel da Silva, Diretor do Seminário São Miguel de Crissiumal, todos eles da Congregação do SCJ.
Em nome da coordenação dos leigos dehonianos do RS fica o nosso carinho e a nossa gratidão ao pregador, Pe. Hélio e a todos os padres que nos alegraram com a sua presença. Obrigado aos leigos dehonianos e lideranças das Paróquias presentes no encontro. Carinho e gratidão, também, a Direção da APAE pela cedência do espaço, aos que animaram, participaram e/ou colaboraram para que este dia fosse tão abençoado. Que o Sagrado Coração de Jesus abençoe a todos dando-lhes perseverança e fé na caminhada e vivência do carisma dehoniano.
“O silêncio é um dos meios mais fecundos da perfeição” Pe. Dehon.
Com carinho!
Profª Marli Fin Schneider-Coord. Leigos Dehonianos/RS