Agressão no Escolasticado SCJ em Kisangani, Congo
O Escolasticado Jean Dehon de Kisangani sofreu um ataque armado na noite de 12 para 13 de março de 2023. Padres e escolásticos foram torturados e feridos.
Enquanto todos os dehonianos do mundo se preparam para a celebração dos 180 anos do nascimento de seu fundador, e no momento em que os dehonianos da província do Congo estão reunidos em uma assembléia provincial, alguns bandidos se ocuparam ontem à noite de perturbar essa atmosfera festiva e fraterna.
De fato, o escolasticado Jean Dehon em Kisangani foi invadido por uma dúzia de bandidos armados na noite de 12 para 13 de março de 2023, das 23h às 3h da manhã. O Padre Jean-Paul Bungamané, SCJ, que estava presente no local e foi vítima do ataque, relata:
“Eles saquearam e torturaram dois padres (Jonas e eu), assim como os escolásticos, ferindo dois deles. A intervenção da polícia foi muito tardia, devido à duração da operação. O alvo principal era o pároco e o ecônomo da comunidade, como sugerido pelos bandidos. Eles saquearam sistematicamente a sala das máquinas e diferentes salas dos confrades, como podem ver nas fotos”.
Através dessas imagens, podemos medir a seriedade desse hediondo ato contra os religiosos que se dedicam à sua missão entre o povo. Que o Senhor abençoe o escolasticado Jean Dehon de Kisangani e torne sempre frutuoso o ministério deles. Desejamos uma boa recuperação aos confrades feridos.