A Misericórdia na Espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus
O Retiro Anual dos Leigos Dehonianos da Província BRM foi realizado com muita alegria: alegria da fé, alegria do encontro, alegria da graça de conhecer, de sentir e de viver o Carisma Dehoniano. Tivemos a presença de 63 leigos dos grupos de Boa Vista do Buricá – Rio Grande do Sul, Brusque, Corupá, Florianópolis, Guabiruba, Jaraguá do Sul, Joinville, Rio Negrinho e São Bento do Sul, esses de Santa Catarina. Presenças especiais do Provincial, Pe. Gilberto Bonato, do Pe. Ronaldo Neri, Pe. Francisco Sehnem, Pe. Alberto Huber, Pe. Geraldo Kohler, Pe. Airton Franzner e Pe. Diomar Romaniv, todos da Congregação. Na concelebração da missa de domingo, também esteve o Pe. Adenir José Ronchi, Secretário Diocesano do Apostolado da Oração. Também contamos com a participação da Irmã Édena Bitencourt, da Fraternidade Mariana do Coração de Jesus, que juntamente com os leigos Ermelinda e Álvaro, Zinha e Moacir, partilharam sobre a experiência do Encontro Latino Americana da Família Dehoniana, ocorrido em janeiro deste ano, em Campos do Jordão, SP. Irmã Édena também falou sobre o processo de beatificação do Pe. Aloísio Boeing, scj.
“Sejam como fogo irradiando amor em todas as direções para revelar ao mundo o Coração apaixonado de Jesus.”
Salmo Dehoniano. Este salmo foi muito fortemente rezado pela equipe de Coordenação Provincial e partilhado com todos os presentes em diversos momentos e por meio dos murais da acolhida e do auditório. As passagens evangélicas da imensa misericórdia de Jesus foram lembradas em cartazes e marca páginas, distribuídos em cada refeição.
Pe. Maurídio Weber, scj, Assessor Provincial dos Leigos Dehonianos, abriu nosso Retiro, ajudando-nos a refletir sobre a importância do leigo na Igreja, nos situando como membros da Família Dehoniana e da grande família cristã. Sua fala foi animada com músicas que ele mesmo tocou e cantou, com muita simplicidade e alegria contagiantes. Declarou-se apaixonado por Jesus.
Pe. Alírio José Perdini, scj, nos assessorou em todo o Retiro, inundando-nos com a sua serenidade e com a certeza da misericórdia do Pai; mostrou-nos que Jesus é a face misericordiosa do Pai. Neste Ano Santo da Misericórdia somos chamados a passar a limpo a nossa vida terrena, para a conquista da salvação eterna. E isso exige decisão, empenho e esforço pessoal, especialmente a oração e a comunhão diária com o Sagrado Coração de Jesus, que Pe. Alírio chamou de parceria. Esclareceu sobre a Indulgência Plenária e motivou a todos para a experiência da miserícórdia em todas as nossas relações, especialmente com o Pai Misericordioso.
Tivemos o momento de Adoração Eucarística no começo da manhã de domingo, colocando na brecha do Coração de Jesus todas as nossas intenções e louvores. Nosso momento Mariano, sábado à noite, com uma reflexão sobre Maria, Mãe de Misericórdia e Mãe da Misericórdia, seguida da reza do Santo Terço também foi muito especial, junto com o Pe. Alírio.
As fotos podem ajudar a traduzir uma pequena parte da grande experiência que vivemos neste final de semana. Saímos do Retiro com a certeza de que o Coração abrasado de Jesus, irradiando amor em todas as direções, precisa ser levado ao mundo e nós, como Leigos Dehonianos, queremos ter o nosso coração semelhante ao Dele, sendo profetas do amor e ministros da reparação.
O amor quer ser amado.