A 11ª Assembleia Provincial da ARG realizou-se em Buenos Aires, juntamente com o Uruguai e o Paraguai. O desafio atual é abrir-se a uma nova forma de cooperação.
De 26 a 30 de junho vivemos e celebrámos o 11º Capítulo Provincial, na Casa de Retiros do Sagrado Coração de Jesus, em Buenos Aires. Este ano teve uma conotação especial, pois nossas entidades estão passando por um período de mudanças e união de alguns países (Argentina, Uruguai e Paraguai). Sob o lema “chamados a ser um num mundo em mudança – “para que eles creiam”.
Um caminho que começa a tomar forma na realidade, razão pela qual este Capítulo se realizou em assembleia, na qual participaram a maioria dos religiosos dos diferentes países. Queremos caminhar juntos, sob o nome de Província Argentina-Paraguai-Uruguai, APU (nome e sigla propostos para nossa Entidade).
No primeiro dia, começámos por nos colocar aos pés de Jesus; uma adoração eucarística e uma reflexão sobre o lema do Capítulo Geral marcaram o início do Capítulo Provincial, seguidas de uma saudação do Pe. Arildo, superior provincial, a todos os capitulares.
De terça à quinta-feira, as atividades capitulares ocuparam-se com os documentos da nova Entidade: Diretório Provincial, Documento Econômico e Ratio Formationis. O trabalho nas comissões e na sala capitular foi muito bom, marcado por um clima caloroso de intercâmbio, onde pudemos trabalhar juntos, e com a contribuição de todos, para elaborar o que será o marco jurídico de nossa Província. Durante esses dias, o serviço litúrgico também marcou a vontade de trabalhar em conjunto, e foi distribuído pelas diferentes áreas que compõem a Província.
O clima fraterno esteve presente na partilha desses dias e fica o desafio para o futuro desta Entidade que está nascendo. Um desafio que nos cabe enfrentar é, sobretudo, o de fazer com que a nossa identidade carismática tenha uma marca bem definida: a missão. Mas também, hoje, a presença dos nossos irmãos da Ásia marcou as nossas vidas e, por isso, agradecidos a Deus, partilhámos com eles nossa missão.
Acompanharam-nos o conselheiro geral, Pe. Levi, bem como Dom Virginio Bressanelli e os novos missionários da Índia que, no entanto, ainda não pertencem oficialmente à Província: Pe. Prem, Pe. Prassad, Pe. Renju, Pe. Shabu.
A última parte do Capítulo foi para agradecer a todos os presentes, às comissões que trabalharam na preparação do Capítulo e nos serviços desses dias.
Que Padre Dehon nos ajude a viver o Sint Unum, na diversidade cultural e nacional da nossa Entidade!