Nomeação episcopal de Ronilton Souza de Araújo, S.C.J.
"O anúncio é motivo de alegria pelo reconhecimento da Igreja a um de nossos religiosos".
Roma, 19 de julho de 2023
Caros confrades,
Em 19 de julho de 2023, o Santo Padre nomeou o P. Ronilton Souza de Araújo, S.C.J., Bispo da Diocese de São Raimundo Nonato, estado do Piauí, Brasil. Ele será o sucessor de Dom Eduardo Zielski.
Mons. Ronilton Souza de Araújo nasceu em 23 de março de 1967 em Ituiutaba, estado de Minas Gerais, Brasil. Membro da Província Brasil São Paulo (BSP), ele fez sua primeira profissão em 25 de fevereiro de 1995 em Jaraguá do Sul e sua profissão perpétua em 2002 na cidade de Lavras. Ele foi ordenado diácono em 24 de fevereiro de 2002 e sacerdote em 7 de dezembro do mesmo ano em Ituiutaba. Formou-se em Filosofia em 1997 pela Fundação Educacional de Brusque e em Teologia pela Faculdade Dehoniana de Taubaté, em 2002. Em 2005, participou do curso para formadores da Congregação em Roma.
Depois de sua ordenação, foi destinado à comunidade de Santa Luzia, estado do Maranhão. Posteriormente, foi designado para trabalhos formativos no Seminário São Judas Tadeu, em Terra Boa, estado do Paraná.
Por dois mandatos, entre 2010 e 2015, foi superior do Distrito Brasil São Luís (BSL). Depois, novamente por dois períodos, entre 2015 e 2021, foi Superior da Província Brasil São Paulo.
Ao final do seu mandato, foi designado à comunidade de Tapurah, Mato Grosso. Atualmente pertence à comunidade de Macapá, estado do Amapá, região amazônica, onde colabora com trabalhos paroquiais.
O anúncio é motivo de alegria pelo reconhecimento da Igreja a um de nossos religiosos que viveu seu serviço ao Evangelho de forma fraterna e com grande disponibilidade, especialmente nas áreas de missão.
Que o Coração de Jesus continue sendo a escola de Mons. Ronilton, de modo que em seu ministério episcopal possa ser uma testemunha fiel do amor e da misericórdia de Deus junto ao seu povo.
P. Carlos Luis Suárez Codorniú, scj
Superior geral