Realizou-se em Madagáscar um mês de formação para preparar a Profissão Perpétua. Uma experiência intensa que - como dizem os jovens irmãos - "ficará para toda a vida”.
De dois em dois anos, as Entidades Africanas realizam um curso intensivo de formação para preparar a Profissão Perpétua. Participaram 13 confrades da África do Sul, Angola, Zâmbia, Lesoto, República Democrática do Congo e de Madagáscar.
Esta formação realizou-se na Região de Madagáscar, de 18 de junho a 15 de julho de 2023. O programa de formação sob o tema “Chamados a ser UM num mundo em transformação”, foi dividido em três semanas. Cada uma das semanas em que estivemos reunidos tinha um tópico ou subtema.
Abordámos assuntos sobre direito canónico e vida consagrada, Bíblia e vida consagrada, vida fraterna em comunidade, doutrina social da Igreja e espiritualidade Dehoniana. Na terceira semana tivemos um retiro orientado pelo P. Joseph Rajanatsoa. Na quarta semana de formação realizámos diversas visitas aos lugares onde os nossos confrades estão a trabalhar nas diferentes missões em Madagáscar.
O espírito de internacionalidade reinava entre os confrades na medida em que cada um partilhava a sua experiência cultural e religiosa e, sobretudo, o desejo de continuar a seguir as pegadas do Padre Dehon.
A experiência que tivemos em Madagáscar ficará para toda a vida. Estamos gratos à Região de Madagáscar por nos ter acolhido e organizado um curso de formação excelente e frutuoso para todos nós.