Durante a semana de 15 a 19 de janeiro, foi realizada no Recife a última reunião em nível continental dos ecônomos da Congregação.
Durante a semana de 15 a 19 de janeiro, foi realizada no Recife a última reunião em nível continental dos ecônomos da Congregação. De fato, faltava o encontro com os ecônomos das Entidades da América Latina.
O encontro foi fraterno, intenso, bonito e útil. Foi valiosa também a manhã de partilha com o Sr. Pedro Lopes, consultor financeiro da Província BRE e especialista no acompanhamento dos Institutos Religiosos e das Dioceses do Nordeste do Brasil, de cuja contribuição emergiu a necessidade de agir de modo profissional para poder enquadrar, proteger e depois destinar os bens da Congregação ao uso do carisma. Prevenir é sempre melhor do que remediar…
Durante a reunião, ficou claro como é fundamental compartilhar nossos bens para poder servir a Igreja e, especialmente, os pobres que encontramos em nosso caminho.
Também nessa ocasião, surgiu o desejo de continuar esse tipo específico de reunião, não apenas para aumentar nosso conhecimento, mas também para ver como podemos tentar dar respostas compartilhadas a problemas que são comuns e que em cada continente se manifestam de modo semelhante.
A próxima reunião será certamente o Capítulo Geral, onde a parte econômica terá o seu lugar como instrumento de verificação da implementação do nosso carisma.