- Um total de 150 escoteiros de cinco colégios dehonianos participaram do primeiro Acampamento Escoteiro Dehoniano 2024.
METRO, LAMPUNG – Um total de 150 escoteiros de cinco colégios dehonianos pertencentes à Yayasan Pendidikan Katolik Leo Dehon ou YPK Leo Dehon (Fundação de Educação Católica Leão Dehon) participaram do primeiro Acampamento Escoteiro Dehoniano 2024. O evento, realizado de 8 a 10 de novembro de 2024, no complexo escolar Yos Sudarso Metro, em Lampung, teve como objetivo promover a união entre as escolas dehonianas de Jacarta e Lampung.
“Espera-se que essa atividade seja uma plataforma para todos nós realizarmos a unidade entre as escolas dehonianas”, disse o Ir. Petrus Tri Antara, SCJ, diretor da YPK Leo Dehon.
As cinco escolas participantes incluiram alunos da Escola de Ensino Primário St. Antonius, Escolas de Ensino Médio (I e II) de East Jakarta, juntamente com as Escolas de Ensino Médio Yos Sudarso (I e II) de Metro, Lampung.
É importante observar que a YPK Leo Dehon é uma fundação educacional administrada pela Província SCJ da Indonésia. A fundação atualmente supervisiona a operação dessas cinco escolas.
Com o tema “Um Coração, Um Escoteiro Dehoniano”, o acampamento incentivou os participantes a incorporar e praticar o valor do amor – um dos quatro princípios fundamentais das escolas dehonianas. Esses valores, conhecidos coletivamente como LoCoReSa, incluem Amor, Compaixão, Disponibilidade e Sacrifício [Love, Compassion, Readiness, and Sacrifice].
Durante três dias, os participantes do acampamento se envolveram em atividades práticas para desenvolver o espírito de amor pela natureza e pelos semelhantes. Essas atividades incluíram a produção de adubo a partir de resíduos orgânicos, a limpeza de casas da vizinhança, de locais de culto (igreja e mesquita) e do escritório administrativo local, bem como a ajuda aos vendedores do Mercado Municipal de Metro.
Para desenvolver habilidades empreendedoras, os participantes prepararam e comercializaram lanches caseiros com a comunidade. O acampamento também enfatizou a autonomia, pois os escoteiros tiveram que cozinhar e preparar suas próprias refeições durante todo o evento.
Apesar do clima quente, os participantes permaneceram empolgados e ativamente engajados até o fim.
Durante a cerimônia de encerramento, o Ir. Petrus Tri Antara, SCJ, afirmou que essa atividade coletiva continuaria no futuro. “Para o próximo acampamento de escoteiros dehonianos, as escolas dehonianas de Jacarta assumirão a responsabilidade pela organização”, anunciou ele.