A pedido da Conferência Episcopal Portuguesa e da Arquidiocese de Paris, com o necessário acordo da Província Portuguesa e da Província Francófona dos Sacerdotes do Coração de Jesus, o P. Leandro António Gomes Garcês assumiu a responsabilidade pastoral da Paróquia de Gentilly, Paróquia Portuguesa de Paris, no dia 24 de Junho, Solenidade de São João Baptista.
A celebração eucarística foi às 10h00, presidida por Monsenhor Rimbaud, Vigário Episcopal da Arquidiocese de Paris para as Comunidades migrantes. Foram concelebrantes o P. Leandro Garcês, o P. Anastácio, da Diocese do Funchal, que terminou a sua missão pastoral naquela Comunidade, o P. Jean-Jacques Flammang, Superior Provincial da Europa Francófona, e o P. José Agostinho Sousa, Superior Provincial de Portugal. Foi uma grande Assembleia a que participou na bem animada celebração, constituída quase exclusivamente por portugueses e luso-descendentes vindos das mais diversas proveniências.
À celebração seguiu-se um aperitivo-convívio aberto a todos e um almoço destinado sobretudo aos convidados e às pessoas mais diretamente empenhadas na animação pastoral desta Paróquia portuguesa de Gentilly. Em todo o tempo foi sublinhada a gratidão ao P. Anastácio por todos os serviços prestados à Comunidade ao longo dos últimos seis anos, e formulados os votos das maiores felicidades ao P. Leandro pela missão que assume para os próximos 3 anos. São também estes os votos que enderecei ao P. Leandro, em nome da nossa Província, assegurando-lhe toda a nossa solidariedade e colaboração. O apoio aos emigrantes e famílias que frequentam Gentilly está bem dentro do nosso espírito dehoniano e das nossas opções pastorais.