Bodas de Prata de Vida Consagrada e Admissão de Postulantes
Estava a comunidade da Casa Padre Dehon reunida no oratório juntamente com os dezoito aspirantes, para a celebração das Vésperas no domingo dia 14 deste mês de Outubro quando quatro dos jovens se levantam, saem do oratório e, num gesto simbólico, batem à porta a fim de pedir a entrada no Postulantado. O Mestre de Postulantes, Padre Joseph Kathembo Mwanga, vai abrir e, chamando a cada um pelo seu nome, os apresenta ao Superior do Distrito, Padre Domingos, informando oficialmente assim toda a comunidade que estes quatro jovens pediam para ser juridicamente admitidos ao Postulantado. Vinham então juntar-se aos outros três que já no 12 de Agosto de 2017 tinham feito o mesmo gesto. Agora, o Distrito Dehoniano de Angola conta com sete Postulantes.
A caminhada será longa e muitas vezes difícil mas a graça do Coração de Jesus e o apoio da comunidade virão em seu auxílio; as exigências da vida comunitária apelarão à disponibilidade de cada um a ser mais tudo para todos; a aridez do deserto clamará a água viva da ajuda fraterna; mas o Coração de Jesus lá estará sempre a recordar que só n’Ele encontraremos repouso e alívio para as dificuldades.
Na falta do tradicional emblema da Congregação, ali estava a cruz dehoniana a ser entregue a cada um para lhes lembrar o que diz a canção “no peito eu levo uma cruz, no meu coração o que disse Jesus”.
Para nos situarmos, o distrito de Angola conta com a presença de 15 religiosos assim distribuídos neste momento:
Em Viana (Luanda), Casa-Mãe, Centro de Pastoral (Paróquia de Nossa Senhora do Rosário) e Casa de Formação: 6 Religiosos, 7 Postulantes e 11 Aspirantes
Em Luau, Centro de Pastoral (Paróquia de Santa Teresinha do Menino Jesus): 2 Religiosos e 4 Aspirantes
Em Luena: Centro de Pastoral (Paróquia Sagrado Coração de Jesus) e de Formação: 2 Religiosos e 11 Aspirantes
Na África do Sul, em Pietermaritzburg: 5 Religiosos-escolásticos nos estudos teológicos Em Roma, no Colégio Internacional: 1 Religioso no curso de Formadores
Contamos enviar para o Noviciado em Moçambique, no início do ano 2019, os três postulantes que terminarão este ano os estudos filosóficos no Instituto Superior Dom Bosco, se Deus quiser e eles forem bons estudantes!
Começamos agora os preparativos para o jubileu de Bodas de Cristal (15 anos) dos inícios da nossa presença em Angola, no ano 2004.
Acabámos de celebrar as Bodas de Prata de Consagração Religiosa do nosso Superior, Padre Domingos Pestana, preparada e vivida com toda a comunidade cristã da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário e com a presença de religiosos/as de toda a Diocese de Viana. Foi também um momento de promoção vocacional, com a encenação de uma peça organizada pelo ir. José Manuel e os Aspirantes da Casa Pe. Dehon, sob o título “Os Consagrados”, promovendo assim a vocação à Vida Consagrada dos muitos jovens que estavam presentes na celebração.
Preparamo-nos agora para celebrar as Bodas de Ouro de Ordenação Presbiteral do nosso “mais-velho” Padre Madella; tendo embora sido a 21 de Dezembro de 1968, fá-lo-emos com pompa e circunstância no domingo 9 de Dezembro: sendo solenidade da Imaculada Conceição, coincide também com a memória da oficialização do Distrito, contando assim com a presença de todos os confrades, à excepção, evidentemente, dos que andam por terras estrangeiras no desempenho das suas funções académicas.
E que em tudo seja louvado o Sagrado Coração de Jesus, ferido mas glorioso eternamente.